Atualidades

Meditação e a prática de comer com atenção

As práticas meditativas podem ser ótimas ferramentas de autoconhecimento, auxílio na retomada da calma, concentração e atenção ao momento presente. O mindful eating, ou seja, o conceito de comer com atenção plena surge desse contexto. 

Nessa prática, baseada em técnicas do mindfulness, o objetivo é estar com o foco na refeição e até mesmo em todos os processos envolvidos nesse momento, desde o preparo até lavar as louças, por exemplo. Toda atenção é destinada ao ambiente, estímulos externos e sensações internas (1). 

Apesar de ótimos benefícios que podem surgir dessas práticas, há alguns pontos importantes a serem destacados:  

  • É essencial que apenas instrutores certificados conduzam as práticas de mindful eating, pois esses passaram por treinamentos e supervisões; 
  • Nutricionistas não certificados podem adotar estratégias para sensibilizar o seu cliente a comer com mais atenção, mas não realizar práticas de mindful eating; 
  • O profissional deve se comprometer em adquirir formação contínua baseada em evidências científicas, realizar as práticas no dia a dia e receber supervisões; 
  • Não é uma estratégia para a perda de peso, ou controle do peso corporal, mesmo que isso possa vir a ser uma consequência secundária ao comer com maior atenção (sugestão de artigo para leitura).

Quer entender mais sobre o assunto? Nessa página do Centro Brasileiro de Mindful Eating há mais informações! Também sugerimos os vídeos da médica Paula Teixeira.

Todas as práticas meditativas podem ser um ponto de partida para adotar mais momentos de atenção ao seu dia! Seguem três aplicativos que podem te ajudar: 

  1. Headspace 
  2. Calm
  3. Lojong

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *