Atualidades

Transtornos alimentares: qual é o papel do nutricionista?

Os transtornos alimentares (TA) são condições psiquiátricas, com etiologia multifatorial, e que apresentam comportamentos inadequados para a perda ou a manutenção do peso corporal, entre outros aspectos clínicos (1).

Para um melhor tratamento e prognóstico é preconizado que o acompanhamento seja multidisciplinar. Assim, diferentes aspectos são trabalhados:

“Compreender sobre a relação dos transtornos alimentares abre espaço para reflexões acerca (…) de possíveis estratégias de intervenções que considerem o paciente como um todo, ou seja, amplia o olhar do transtorno alimentar desde aspectos emocionais, comportamentais, nutricionais, de humor, e de cognição que possam estar impactados pelo diagnóstico.”

Ana Carolina Rost de Borba G. R.; Andressa Aparecida G. G. Salem para: https://sbnpbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/04-Boletim_Abr-21.pdf 

Então, qual é o papel do nutricionista?

A psiquiatria e psicologia serão a base do tratamento, no entanto, outros profissionais são importantes em uma equipe multidisciplinar, como os nutricionistas. Além de realizarem a avaliação nutricional, também podem desenvolver estratégias que permitam mudanças na alimentação.

No entanto, o encaminhamento para profissionais que possuem capacitação técnica deve ser realizado; pois o modelo de prescrição dietética tradicional não é a conduta indicada para o tratamento de transtornos alimentares.

Nutri, tenha atenção:

Mesmo assim, todos os profissionais precisam saber identificar possíveis sinais e comportamentos disfuncionais, tornando a identificação mais precoce do quadro possível, como um melhor prognóstico. Sempre observe esses cinco pontos:

  • Uso de métodos purgativos (laxantes, diuréticos ou indução do vômito);
  • Prática disfuncional de exercícios físicos (alta frequência ou duração);
  • Realização frequente de jejuns para controle do peso corporal;
  • Preocupação excessiva com o peso e a forma corporal;
  • Regras inflexíveis em relação à alimentação.

Mais informações sobre outros pontos de atenção e os fatores de risco você pode encontrar nessa revisão de meta-análises:  https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32997075/.

Outras sugestões de materiais: 

  • Nutrição Clínica – Estudos de casos comentados – Rita de Cássia de Aquino e Sonia Tucunduva Philippi (Editora Manole): Conta com relato de casos, descrição do acompanhamento de pacientes e as condutas dietéticas adotadas ao longo do tratamento para transtornos alimentares. 
  • Transtornos Alimentares: Diagnóstico e Manejo – organizado por José Carlos Appolinario, Maria Angélica Nunes e Táki Athanássios Cordás (Editora Artmed): Para quem busca por um livro de apoio mais atualizado, essa é uma ótima opção. 

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *