Vida de nutricionista

Estratégias sustentáveis para um melhor uso de água

O Dia Mundial da Água (22/03) foi criado em 1992 visando promover mais discussões e ações sobre o consumo de recursos hídricos no mundo (1). O Brasil detém, em seu território, a maior parte do Aquífero Guarani, mas a disponibilidade atual de água já está sendo um fator limitante para o desenvolvimento social e econômico do país (2). 

Além de ser essencial para a maioria dos serviços, a água é um recurso indispensável para a produção de alimentos, assim a segurança alimentar é também dependente da segurança hídrica e ações que promovam a sustentabilidade (3).

Na nutrição, muito se fala sobre a importância da adequada ingestão hídrica visando a hidratação do paciente. Porém, o papel do nutricionista também envolve orientar um uso mais sustentável de água ao: 

  • Fazer compras: é importante priorizar marcas e produtores que estejam comprometidos com causas sustentáveis e em reduzir a pegada hídrica (PH);
  • Atuar em restaurantes: nutricionistas que atuam em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) também podem avaliar a PH para um melhor planejamento de cardápio (4);
  • Higienizar os alimentos: para a produção de refeições em grande escala, quanto menor o número de processos da higienização que envolvem água, melhor. Uma alternativa é a compra dos itens já higienizados. 

No ambiente doméstico, o volume de água pode ser economizado ao tampar a pia na etapa de tirar os resíduos em água corrente. Deixar o máximo de frutas e vegetais juntos na solução de hipoclorito também auxilia no menor consumo de água;

  • Cozinhar: a água do cozimento e branqueamento de alguns alimentos pode ser utilizada para o primeiro demolho de leguminosas, por exemplo, já que essa água será desprezada.

Diante das consequências ambientais que o mundo atual enfrenta, uma maior atenção ao uso sustentável dos recursos naturais é mais do que essencial. Por isso, é imprescindível que todos estejam mais atentos para essas novas demandas, inclusive os profissionais nutricionistas.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *