Atualidades

Nutrição sustentável e escolhas alimentares

No mês de outubro celebramos o Dia Mundial da Alimentação (16/10). Falaremos mais sobre esse tema em breve, mas desde já queremos propor uma reflexão sobre a importância de uma base alimentar sustentável.

Sustentabilidade tem sido pauta em muitas áreas, porém possui significados diferentes. Mesmo na alimentação, o termo pode ser encarado de várias formas, apontando para muitas dinâmicas.

Por isso, trouxemos alguns pontos interessantes, baseados em um recente artigo, sobre como podemos conduzir nossas escolhas alimentares para uma nutrição mais sustentável.  

O que é uma nutrição sustentável?

  • Compreende o papel da nutrição tanto na saúde humana, quanto na preservação ambiental, considerando fatores econômicos e aspectos socioculturais;
  • Prioriza um padrão de consumo que promove baixo impacto ambiental, protegendo a biodiversidade e ecossistemas, e contribuindo para segurança alimentar e nutricional. 
  • É culturalmente aceito e acessível economicamente; sendo saudável para a geração atual, assim como as futuras.
  • Considera o impacto da produção de alimentos para o meio ambiente. Um maior consumo de alimentos locais, sazonais, orgânicos e minimamente processados reduz o impacto negativo na biodiversidade e promove mudanças na cadeia de produção alimentar.

Qual o impacto das experiências que ocorrem nos primeiros anos de vida?

  • Desde a vivência uterina, através do líquido amniótico, a criança já é exposta a diferentes sabores. Essa experiência continua com o consumo de leite materno e as refeições complementares. A exposição à maior variedade de sabores é importante para melhor aceitação alimentar no futuro. 
  • Há predileção natural por sabores doces e salgados, com rejeição de sabores amargos. É importante que vegetais verde-escuros sejam introduzidos desde o início da alimentação, mesmo com a recusa inicial, para melhor aceitação futura.
  • As primeiras experiências sensoriais interagem de forma intensa com mudanças no aprendizado. A alimentação complementar pode ser uma janela de oportunidade para um bom desenvolvimento do comportamento alimentar.  

Como o meio, familiar e cultural, pode influenciar nas escolhas alimentares?

  • O consumo alimentar familiar reflete muito nas futuras escolhas da criança. Um modelo parental positivo é mais efetivo, para a construção de hábitos alimentares saudáveis, do que determinar dietas e controles alimentares na infância. 
  • Mudanças no padrão alimentar na vida adulta são muito mais difíceis de ocorrerem, por isso, preferências por um consumo mais saudável devem ser trabalhadas na primeira infância, protegendo a saúde desse adulto no futuro. 
  • Valores culturais demonstraram ser importantes para a inclinação de um comportamento sustentável, como o altruísmo, sensação de comunidade,  aderência a um estilo de vida mais natural, confiança e respeito por outros. Esses podem ser incentivados já na fase de introdução alimentar, podendo ser atrelados com a alimentação também. 

O consumo alimentar de frutas e vegetais, locais e sazonais, de preferência orgânicos, além de outros alimentos minimamente processados contribuem para uma nutrição sustentável. 

É importante que desde a primeira infância, ainda na introdução alimentar, a criança seja exposta a esse contexto alimentar, priorizando a variedade de aromas, sabores e texturas. 

Um modelo parental positivo é importante para a construção de hábitos alimentares saudáveis. 

Para acesso ao artigo na íntegra acesse esse link 🙂

Boa leitura, até mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *