Atualidades

Dieta nas Festas de Fim de Ano?

Agir de forma funcional diante de uma grande quantidade e variedade de comida pode ser um caminho difícil para muitas pessoas. Por isso, as orientações de fim de ano são tão importantes. 

A dificuldade que muitos apresentam é desfrutar desses momentos que incluem refeições atípicas. Desenvolver atenção e consciência alimentar no momento das refeições pode ser um caminho interessante a ser trabalhado com o paciente.  

Algumas atitudes simples, quando aderidas, favorecem o desenvolvimento dessa habilidade. Deixar o talher sobre a mesa enquanto mastiga, por exemplo, pode auxiliar na melhora da consciência alimentar. 

Comer faz parte de diversas celebrações e é importante que essa realidade seja respeitada pelo nutricionista no momento das orientações alimentares.

Algumas sugestões: 

Antes das festas: pergunte ao seu paciente sobre as celebrações de fim de ano, como e onde acontecem, pois muitas sugestões e orientações podem surgir nesse momento. 

Por exemplo, pacientes que possuem alguma restrição alimentar podem não se sentir confortáveis em comer fora de casa, mesmo que em família. Uma alternativa é que ele leve um que se sinta confortável em comer e compartilhar! 

Photo by Nicole Michalou : https://www.pexels.com/photo/top-view-of-a-family-praying-before-christmas-dinner-5779170/

Durante as festas: ofereça sugestões que facilitem a passagem por esse período. Por exemplo, ter mais atenção à sua fome, ou sentar-se à mesa para comer. 

Após as festas: não incentive restrições alimentares desnecessárias, abordar como foi o período de festas pode ser uma alternativa. Proponha reflexões: houve culpa ao comer? Exageros? O que ele gostaria que tivesse acontecido?

Além disso, é interessante que o paciente também seja incentivado para: 

  • Entrar em contato com o ato de cozinhar 
  • Experimentar receitas mais elaboradas
  • Perceber o própria comportamento alimentar 
  • Compartilhar momentos e descansar 

Até 2023!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *