Vida de nutricionista

Janeiro Branco: Nutrição e Saúde Mental?

A cada começo de ano todos são estimulados a refletir mais sobre as suas vidas, relações, escolhas e mudanças desejadas. Por isso, a campanha sobre saúde mental e emocional acontece nesse período de forma muito propícia (1). 

Para o ano de 2023 o Instituto Janeiro Branco se inspirou em um dos maiores escritores brasileiros e escolheu abordar o tema “equilíbrio”. 

Na nutrição, falar dos cuidados com a saúde mental também é muito importante, tanto para um cuidado próprio do profissional, como também para uma melhor atenção aos seus clientes. 

Quando o cuidado com o outro é uma atividade exercida a nível profissional, como é o caso do nutricionista, uma maior atenção para o autocuidado deve existir.

(Photo by Alex Green from Pexels)

Muitas questões externas são trazidas até o nutricionista no consultório e saber lidar com essa realidade é essencial para uma melhor saúde mental. Estes três pontos poderão te ajudar: 

  • Compreender que você é apenas um auxiliar na mudança do outro, não o responsável; 
  • Procurar o auxílio de outro nutricionista, ou um psicólogo, caso enfrente questões com a alimentação e o próprio corpo; 
  • Trabalhar com parcerias no desenvolvimento de projetos poderá te trazer mais segurança, principalmente se estiver no início da carreira. 

O nutricionista não atua ativamente com o tratamento da saúde mental e emocional, mas obter conhecimento sobre o tema é essencial para conceder mais atenção ao paciente. Reflita: 

  • Manter uma escuta ativa é um dos principais pontos para promover estratégias efetivas durante o tratamento e prezar pelo vínculo terapêutico, 
  • Respeitar os limites de cada e os seus estágios de mudança, mas sem deixar de lado intervenções ativas e reforçar a importância de algumas ações; 
  • Saber quais são os seus limites profissionais, ou seja, até que ponto o nutricionista pode ajudar? É preciso identificar o momento de sugerir um encaminhamento para outros especialistas, por exemplo. 

Tenha acesso a mais informações sobre saúde mental na página: https://janeirobranco.com.br

Até mais, um ótimo 2023!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *