Atualidades

Cinco práticas alimentares mais sustentáveis

Dietas mais sustentáveis (DS) são modelos alimentares com a possibilidade de atender às necessidades dos indivíduos sem comprometer as gerações futuras de fazer o mesmo.

Na semana passada trouxemos o resumo de um artigo que explicava sobre tal conceito e outras orientações. A publicação traz como resultados cinco práticas que vão de encontro com o contexto de sustentabilidade.

Os autores citam que os candidatos ideias para compartilhar tal conhecimento com os consumidores são os profissionais da nutrição e alimentação. Essa é uma sugestão que vai de encontro com a prática da Educação Nutricional e Alimentar (EAN). 

A EAN é um dos campos de conhecimento da ciência da nutrição, base para diferentes setores e atuações profissionais e apresenta o propósito de promover uma alimentação mais autônoma e saudável (1). Então, vamos nos aprofundar nas práticas sugeridas?

  • Adotar uma dieta baseada em vegetais:

Comparado ao sistema de produção de origem vegetal, os produtos de origem animal causam grande impacto ambiental, principalmente na emissão de gases de efeito estufa, alto custo e o uso exacerbado de terras, água e energia. 

Muitas empresas iniciaram e aceleraram a criação e produção de produtos substitutos aqueles de origem animal. Há três possíveis categorias para tais produtos – aqueles que imitam carne em gosto, textura e aroma; os que são produzidos em laboratório com células animais; e os que possuem como base insetos, como os gafanhotos. 

Há pontos positivos e negativos a serem avaliados para cada alternativa, em geral, é importante avaliar os aspectos sensoriais e nutricionais. Além de bem aceitos pelos consumidores, os produtos precisam ser enriquecidos principalmente com ferro, cálcio, vitamina B12 e zinco.

  • Mitigar o desperdício de alimentos: 

Nesse contexto, desperdício seria descartar alimentos que poderiam ser consumidos. Pode acontecer em diversas etapas, ainda na produção do alimento, no seu preparo ou na hora do consumo. 

Na hierarquia de prioridades, o primeiro passo deve ser uma mudança no sistema de produção alimentar. A doação de alimentos também é um passo importante, podendo ser realizada como política fixa em grandes instituições que atuam com alimentos. 

A redução do desperdício de alimentos também pode acontecer na alimentação animal, porém só é possível em pequena escala, por uma questão de segurança sanitária. Outro campo que precisa de atenção é na prática da compostagem, pouco conhecida e praticada pelo consumidor final.

Falando em sustentabilidade, como os alimentos são embalados também deve entrar em pauta. Comprar em maior quantidade para reduzir o descarte de embalagens pode nem sempre ser interessante. Pois, apesar das embalagens gerarem impacto ao meio ambiente, o desperdício alimentar pode impactar muito mais. 

  • Limitar o consumo de alimentos ultraprocessados:

O sistema produtivo de tais alimentos está associado com práticas de refinação, adição de substâncias artificiais, poluição ambiental, uso de pesticidas e herbicidas, além da redução de práticas culinárias caseiras e a dissipação de culturas alimentares.  

Avaliar o impacto ambiental na geração de gases poluentes, entre outras consequências ambientais, torna-se difícil pela variedade de produtos alimentares categorizados como ultraprocessados.

No entanto, o impacto para a saúde de tais produtos é amplamente conhecido. Um consumo alimentar excessivo de ultraprocessados está associado com o aumento de obesidade, diabetes tipo 2, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares. 

  • Envolver-se em sistemas alimentares locais:

Considerando o impacto do consumo de alimentos ultraprocessados, priorizar sistemas produtivos locais é uma prática possível e sustentável. No entanto, contrapontos podem ser feitos, grandes sistemas podem proporcionar maior eficiência no transporte de alimentos, por exemplo. 

Mesmo sendo difícil estimar a diferença no impacto ambiental com tal mudança, outros benefícios podem ser encontrados em priorizar os produtores locais, como no aumento da produção e acesso de frutas e vegetais, maior contato com o alimento e no estímulo da economia local. 

  • Escolher frutos do mar sustentáveis: 

Uma das principais questões com o consumo de frutos do mar está no próprio sistema produtivo, como na pesca ilegal, excessiva e irresponsável com outras espécies marinhas, como tartarugas golfinhos, baleias e tubarões. 

A pesca indevida invade o habitat e ciclos naturais dos animais marinhos, caso ocorra de forma excessiva também impacta na própria produção da espécie. Também há impacto na poluição marinha, pois ferramentas de pesca comumente são descartadas de maneira imprópria. 

Uma alternativa são os sistemas sustentáveis de produção, a aquicultura tem como propósito criar tais espécies de consumo em um ambiente controlado, seguro e sem impacto ambiental. Mesmo assim, os selos de garantia e sustentabilidade devem ser priorizados no momento da compra. 

Acesse o artigo na íntegra. 

Até mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *