Nota do autor: é importante considerar que o estudo foi realizado em uma amostra reduzida, com um produto pronto, dependente de disponibilidade e acesso. Assim, não é um estudo no qual indicamos basear condutas clínicas. No entanto, o mesmo ainda se mantém importante por indicar possibilidades no cuidado nutricional.
Introdução
A sarcopenia e o declínio cognitivo são duas questões de saúde comum entre idosos, com grande impacto no estilo de vida e que demandam bastante atenção, tanto dos cuidadores, quanto dos profissionais da saúde.
Para a nutrição, algumas estratégias visam retardar ou prevenir o desenvolvimento de ambas condições clínicas. Além da ingestão adequada de macro e micronutrientes, estudos recentes têm avaliado o impacto dos suplementos para a saúde dessa população.
O estudo em questão analisou os efeitos de um suplemento hiperproteico enriquecido com nutrientes associados com a neuroproteção no estado nutricional, risco de sarcopenia e melhora da função cognitiva de idosos.
Metodologia
A amostra foi composta de mulheres idosas, residentes em uma instituição de cuidado. O estudo foi prospectivo, randomizado, cross-over, placebo-controlado e duplo-cego.
O suplemento utilizado foi o “All Nutri Senior”, já o grupo controle recebeu o “Cereal Senior”, um suplemento padrão à base de cereais, isocalórico, sem acréscimo de proteína ou mix de nutrientes.
Para avaliar o impacto na cognição foi aplicado o questionário Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). Já a avaliação do risco de sarcopenia foi feita por meio da aplicação do questionário SARC-F + CP.
Resultados e Discussão
O suplemento teve boa aceitação, com preferência de consumo no desjejum ou lanche da tarde. Entre as participantes, treze relataram maior saciedade com o consumo do mesmo. Também foi observada a redução de idosas com alterações gastrointestinais, como a constipação.
Quanto ao risco de sarcopenia, o valor médio do SARC-F reduziu de 5,9 para 4,3, após o período de uso (oito semanas) do suplemento “All Nutri Senior”; o valor sugestivo de sarcopenia é superior a 11.
Por fim, também houve melhora nos resultados do MEEM, com aumento da pontuação média de 24,9 para 25,8; o valor indicativo de demência é menor ou igual a 24.
Conclusão
A partir dos resultados foi possível concluir que o uso do suplemento por oito semanas gerou impactos positivos na capacidade cognitiva e redução do risco de sarcopenia. Também foi observado melhora da constipação e saciedade, além da redução do percentual de gordura corporal e ganho de massa muscular.
O que achou? Não esqueça de conferir o artigo na íntegra:
https://braspenjournal.org/article/doi/10.37111/braspenj.2023.38.2.08