Atualidades

Métodos de Avaliação Corporal – Parte II

O conhecimento sobre antropometria é muito importante para o nutricionista, especialmente aquele que trabalha com a prática clínica. Há diferentes protocolos destinados para cada população. Quais você conhece? 

Antes de continuar, confira o nosso último texto sobre os métodos mais utilizados e a aplicabilidade de cada um

Hoje, o mais utilizado é a bioimpedância, mas você sabia que em muitas condições esse não é o método mais adequado? Também iremos abordar mais sobre as dobras cutâneas e circunferências

Bioimpedância

Indicação

Há maior precisão ao avaliar massa magra, massa livre de gordura, hidratação corporal e monitoramento em intervenções de perda de peso; não é indicado para pessoas gestantes, com obesidade ou situações de saúde com intensa retenção de líquidos. Os equipamentos mais precisos são aqueles que contam com a medição tanto nos pés, como nas mãos, e alça de eletrodos.

Preparo

Estar em jejum, isentar o consumo de água 2h antes do procedimento, não realizar atividade física intensa nas últimas 24h, não consumir álcool nas últimas 48h, estar com a bexiga vazia antes do exame. Também é indicado realizar em jejum matinal, podendo ter uma maior dimensão de como está o estado corporal em nível basal. 

Dobras cutâneas e circunferências

Indicação

As dobras cutâneas oferecem precisão ao avaliar atletas, esportistas ou mudanças corporais associadas com a performance, como o ganho de massa muscular. O uso de um adipômetro é necessário. 

No caso das circunferências, há medidas que complementam a avaliação de ganho de massa muscular e perda de gordura corporal. Uma caneta marcadora lavável e uma fita métrica inelástica são necessárias. 

A aferição de medidas como a da cintura, do quadril e pescoço podem ser usadas em conjunto com o Índice de Massa Corporal (IMC), principalmente para avaliação em grupos. É um protocolo rápido, de baixo custo, boa acurácia e alta acessibilidade; e possibilita avaliar condições como a obesidade e desnutrição.

Preparo

As aferições devem ser realizadas sob a pele limpa e seca, por isso, não devem ser utilizados cremes, géis ou óleos corporais antes da avaliação. O uso de roupas de banho também facilita o procedimento.

No Software do Allivici há uma aba inteiramente dedicada à antropometria, com vários protocolos disponíveis e as suas fórmulas já inseridas:

Ter uma ferramenta que facilite essa etapa do atendimento é muito importante. 

Uma combinação de métodos também pode ser vantajosa, desde de que a indicação para cada protocolo seja bem seguida, para que a análise da sua intervenção nutricional seja apurada. Se mantenham atualizados! 

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *