Atualidades

Nutrição, alergias alimentares e microbiota intestinal

Ontem (08/07) foi o Dia Mundial da Alergia, você sabe qual  o papel do nutricionista no tratamento das alergias alimentares? É importante mencionar que o diagnóstico para alergias, inclusive alimentares, é sempre realizado por médicos. 

O nutricionista pode:

  • orientar o consumo de alimentos seguros
  • ensinar sobre a leitura de rótulos
  • informar sobre o risco de contaminação cruzada
  • sugerir substituições e realizar adequações dietéticas 

Você já conhece o Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar? Há muitas referências para você que é nutricionista poder se aprofundar no assunto! Acesse clicando aqui!

No blog de hoje também trouxemos um recente artigo científico que avaliou os mecanismos envolvidos nas alergias alimentares, os principais alimentos alergênicos, o papel da microbiota intestinal e possíveis terapias complementares. 

Introdução

Alergia alimentar é uma reação imunológica decorrente do contato ou consumo com determinado alimento. Associações entre fatores da microbiota intestinal e dietéticos têm sido descobertas em quadros de alergias alimentares. 

Entre as teorias do porquê há um crescimento para alergias alimentares, a principal é a hipótese da higiene, além disso, a recorrência observada tem sido maior para oito alimentos específicos, demonstrados na imagem abaixo. 

Os possíveis fatores que promovem ou reduzem o risco de alergias alimentares e terapias complementares foram estabelecidos para os principais alimentos alergênicos. Acesse a tabela original clicando aqui

Conclusão

Alterações na microbiota intestinal em quadros de alergia alimentar indicam possível conexão entre microbioma e resposta imunológica. Com futuros estudos, intervenções dietéticas e o uso de probióticos podem ajudar no tratamento e prevenção da doença. 

Para acesso ao artigo na íntegra acesse esse link 🙂

Até mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *