Vida de nutricionista

Tutorial Allivici: Etapas da anamnese nutricional

A anamnese nutricional é um momento repleto de “etapas”, geralmente realizado na primeira consulta nutricional, mas que pode ser “preenchido” conforme o paciente/cliente relata situações vividas nos atendimentos subsequentes.

Uma anamnese bem realizada é essencial para o primeiro planejamento alimentar, pois o profissional consegue antecipar diversas necessidades, restrições alimentares ou obstáculos que podem surgir durante o acompanhamento nutricional.

Inclusive, aos nutricionistas que realizam o atendimento online, o próprio conselho regional de nutrição de São Paulo elaborou um material (durante o período da pandemia) com maiores orientações para o atendimento à distância, o qual também ressaltou orientações para a anamnese nutricional.

O Software Allivici tem o potencial de auxiliar o nutricionista em diversas etapas do atendimento clínico, principalmente ao deixas essas mais simples e automatizadas.

Confira todas as etapas da anamnese disponíveis em nosso software:

  1. Após o cadastro (confira o tutorial), uma nova consulta pode ser iniciada ou acesse “já realizadas” caso queira editar/completar alguma etapa de atendimentos anteriores. Importante: o menu lateral será o seu guia!

Deixamos como opção um espaço para anamnese que pode ser preenchido a cada atendimento realizado. Alguns dados, como exames bioquímicos, são diferentes a cada atendimento. Outro exemplo, o paciente começou a usar novos medicamentos. Por isso, a importância de ter uma “anamnese contínua”, e o Software Allivici proporciona isso! 🙂

2. A primeira etapa disponível para o preenchimento é dos “antecedentes“, os dados que são inseridos ficam aparecem em todas as consultas que são realizadas. Clicando em cada um dos campos uma nova página se abre para incluir especificidades sobre o histórico familiar, social, nutricional, etc.

Em “descrição das consultas” disponibilizamos um espaço em branco, para adicionar comentários e observações sobre cada atendimento, conforme a abordagem do profissional.

3. A parte de antropometria será melhor comentada em outro tutorial, mas está dentro do momento de anamnese por proporcionar uma coleta de informações importantes para o planejamento alimentar.

Na “escala de bristol” há espaço para registrar as informações coletadas pelo nutricionista (tipo, odor, presença de sangue, etc.). Já informações de sinais vitais, balanço hídrico, sinais e sintomas do trato gastrointestinal são preenchidas em “exame físico“.

Demonstraremos com mais detalhes as partes de rastreamento metabólico e recordatório alimentar em outro momento.

Em “histórico completo” é possível visualizar um resumo em tabela e gráfico com a junção dos dados de todos os atendimentos realizados. Ao fim do menu lateral também é possível ter acesso a essas mesmas páginas.

Nos próximos tutoriais explicaremos outras ferramentas importantes!

Teste gratuitamente todas as funcionalidades acessando allivici.com.br !

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *