Atualidades

Cuidado Nutricional: Hipertensão Arterial

No dia 17 de abril é celebrado o Dia Mundial da Hipertensão em todo o mundo. No Brasil, uma data semelhante é celebrada no dia 26 de abril, instituída pela lei n. 10.439 com o objetivo de conscientizar a população sobre o diagnóstico preventivo e o tratamento da doença. 

A hipertensão arterial (HA) é uma condição de saúde multifatorial, classificada como uma doença crônica não transmissível (DCNT) e diagnosticada pela elevação persistente da pressão arterial, PA sistólica (PAS) maior ou igual a 140 mmHg e/ou PA diastólica (PAD) maior ou igual a 90 mmH (2). 

Todas as recomendações de entidades referências no tema convergem em ressaltar a importância da alimentação e nutrição no tratamento e prevenção da hipertensão arterial (3).

Confira as principais orientações:

  • Padrão alimentar DASH ou Mediterrâneo: Manter uma alta ingestão de alimentos como frutas, hortaliças, cereais integrais, oleaginosas, azeite de oliva e laticínios com baixo teor de gordura. Reduzir o consumo de carne vermelha, açúcar, gordura saturada e trans.
  • Ingestão aumentada de potássio: Alimentos in natura apresentam bom teor de potássio, como frutas, legumes, verduras, laticínios, cereais integrais e leguminosas. O consumo ideal é de 4500 mg/dia, podendo ser alcançado com 5 porções de alimentos fonte, ou via suplementação. No entanto, há contraindicação em casos de doença renal crônica e no uso de medicações que aumentam a retenção de potássio.
  • Redução do consumo de sódio: Objetivo ideal de 1,5 ou até 2g/dia de sódio. Porém, a redução de 1g por dia para adultos já apresenta benefícios. Pode ser indicada a substituição por cloreto de potássio, se não houver restrições. Orientar a redução de sal nos preparos culinários e de alimentos com alto teor de sódio.
  • Moderação no consumo de álcool: Quando houver o consumo, não ultrapassar 2 drinques para homens e 1 drinque para mulheres, ou homens de baixo peso, indivíduos com sobrepeso e/ou triglicerídeos elevados. A equivalência para 2 doses, 30g/álcool, seria de 600 mL de cerveja ou 250 mL de vinho ou 60 mL de destilados. 
  • Controle do peso corporal: Manutenção do peso segundo os padrões do índice de massa corporal (IMC), para aqueles que apresentam sobrepeso ou obesidade, sugere-se a redução gradual do peso. A medida de circunferência da cintura (CC) também pode ser referência, < 94 cm em homens e < 80 cm em mulheres para reduzir a PA e o risco cardiovascular. É estimada a redução de 1 mmHg a cada 1 kg de peso perdido.
  • Consumo de nutrientes estratégicos: São citados chá verde, preto ou de hibisco, cacau, alho, laticínios, alimentos ricos em vitamina D e nitrato natural, como a beterraba. o consumo de café pode ser benéfico, mas manter ≤ 200mg de cafeína. 

A atuação multiprofissional é essencial em condições de saúde que exigem diferentes vias de tratamentos, como é o caso da hipertensão arterial. 

Além de mudanças na alimentação, também deve haver no estilo de vida, na prática de atividade física e muitas vezes na ingestão de medicações. 

Nutricionista, confira aqui a última atualização das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial para aprimorar as suas condutas clínicas! 

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *