Vida de nutricionista

Ferramentas para um atendimento nutricional de sucesso

Seja você recém-formado, ou nutricionista com anos de carreira, muitos obstáculos ainda podem cruzar o seu caminho. Por isso, o apoio de outras pessoas é fundamental, principalmente de colegas de profissão. 

Ao compartilhar situações e dividir inquietações, você descobrirá como algumas são mais comuns do que imaginava. A sensação de insegurança ao atender é um exemplo, profissionais com anos de mercado relatam tal experiência quando se deparam com um caso diferente ou são convidados para palestrar em um novo local. 

Olhando por outra perspectiva, muitas vezes, se sentir inseguro pode ser um indicativo de áreas que merecem atenção e aprimoramento. O exercício de olhar para si e identificar pontos de melhoria é essencial para cuidar do próximo.

Trabalhar no desenvolvimento pessoal, adquirir mais segurança e obter conhecimento técnico são pontos muito importantes para o nutricionista. Por isso, selecionamos cinco ferramentas que podem te auxiliar a conduzir um atendimento nutricional de sucesso:

  • Parceria entre profissionais 

Psicólogos, educadores físicos e fisioterapeutas, por exemplo, são profissionais que podem manter um contato mais próximo com nutricionistas. Diversos modelos de parcerias podem ser estabelecidos, o mais importante é alinhar propósitos e expectativas

Claro, as parcerias também podem acontecer entre nutricionistas. Criar projetos em conjunto, compartilhar casos, pedir por uma segunda opinião em condutas clínicas, ou até dividir espaços de trabalho. Essas são boas ideias para quem está no começo ou em transição de carreira. 

  • Rotina de estudos 

A constante atualização é essencial, podendo acontecer em cursos, especializações e eventos, mas principalmente no dia a dia, com uma rotina estabelecida de estudos. A implantação desse hábito faz muita diferença no atendimento de cada paciente/cliente. 

É possível começar da forma que preferir, mas estabeleça um dia e horário. Inclua na pauta artigos sobre um caso recente que se deparou, ou um artigo recém lançado sobre a sua área de atuação. 

  • Materiais de apoio

É muito importante que todo material para estudo e direcionamento de conduta seja validado ou escrito com base em artigos científicos com alta relevância. 

Por isso, tenha livros de confiança como base e artigos que apresentem uma metodologia sólida e tenham sido publicados em revistas criteriosas. 

Aqui mesmo também é possível encontrar outros materiais de apoio, confira as nossas lâminas sobre Introdução Alimentar e Aleitamento Materno: https://www.allivici.com.br/Home/Laminas 

  • Software de nutrição 

Ter à disposição um software completo pode ser a solução para quem destina a maior parte do seu tempo com cálculos. Essa também é uma forma de valorizar o seu trabalho, destinando mais tempo para atender ou se aprimorar. 

três etapas que um software facilita: estimativa da necessidade energética e gasto calórico, cálculo de macro e micronutrientes e o acompanhamento dos parâmetros de composição corporal. Faça um teste de 30 dias, gratuitamente: https://www.allivici.com.br

  • Conhecimento dos métodos de avaliação corporal

Essa é uma etapa essencial da avaliação nutricional, por isso precisa ser realizada da maneira correta, seguindo os protocolos adequados para cada população e com uma aferição precisa das medidas. 

Mesmo que no software que você utilize tenha a função de cálculo automático, ou caso faça o uso da bioimpedância, um conhecimento mais aprofundado desses métodos é essencial. 

Por isso, separamos dois textos nos quais falamos justamente sobre isso, confira: 

  1. Métodos de Avaliação Corporal 
  2. Métodos de Avaliação Corporal – Parte II  

Até mais ! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *