Atualidades

Vida de Nutricionista: Orientações de Fim de Ano

Recado importante: esse texto expressa uma opinião pessoal, ou seja, não é um aconselhamento profissional e você não precisa concordar comigo! Boa leitura 🙂 

Em época de celebrações há sempre muitas discussões que envolvem a alimentação. Agir de forma funcional diante de uma grande quantidade e variedade de comida pode ser um caminho muito difícil para algumas pessoas.

É importante entender, para poder transmitir ao paciente, que a comida permeia muitos momentos da nossa vida, porque ela não tem apenas o papel biológico de nos nutrir. Comer também faz parte do celebrar! 

A questão é conseguir desfrutar desses alimentos, e do momento, com a consciência de que há outras formas de aproveitar as comemorações além da comida. Acrescento que, se essa consciência não for trabalhada em outros momentos do ano, diante das festas será muito difícil de começar isso. 

Nessa época, muitos aproveitam em seu ápice, para depois retornarem ao consultório do nutricionista buscando por um “milagre”, ou prometendo que agora vão “entrar na linha”. Mas, será que conceder algumas orientações para que esse período seja encarado de forma mais equilibrada não seria um bom caminho?

3 orientações para dar ao seu paciente sobre as festas de fim de ano:  

  • Antes das festas: quem possui um consumo alimentar mais restrito, pode não se sentir confortável em comer fora, mesmo que em família. Converse com o seu paciente sobre isso. Se houver uma divisão do preparo de pratos entre os participantes da festa, uma sugestão é que o paciente leve um que se sinta confortável em comer e compartilhar! 
  • Durante as festas: é importante conversar sobre como o seu paciente lida com uma grande disponibilidade de alimentos. Em alguns casos, uma sugestão é que ele fique mais atento à sua fome nesses eventos, podendo se servir e sentar à mesa para comer, ao invés de ficar petiscando, por exemplo. 
  • Após as festas: incentivar restrições alimentares desnecessárias após o período de festas pode ser um caminho perigoso. A conversa sobre o que aconteceu pode acontecer com menos cobranças e mais reflexões. Houve culpa ao comer? Exageros? O que ele gostaria que tivesse acontecido?  

Dizer que “é só voltar para a dieta” pode parecer simples, mas na prática há muito mais que o nutricionista pode levar em consideração! 

Que possamos ter um ótimo natal e fim de ano! 

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *