Atualidades

O Açúcar é VICIANTE?

Vários estudos sugerem que alimentos altamente palatáveis e processados podem produzir comportamentos e mudanças nos cérebros iguais aos usados para diagnosticar um vício, como drogas e álcool.😱

Um estudo de 2013 descobriu que a adição de açúcar encontrada nos alimentos industrializados, cujas concentrações são consideradas seguras, exerce impactos dramáticos sobre a saúde dos mamíferos, o que motivou os pesquisadores a pedir uma reavaliação desses níveis de consumo ditos como “seguros”.


O açúcar, quando alto ou descontrolado no sangue também contribui para a doenças cardiovascular, bem como doenças do fígado, hipertensão, diabetes tipo 2, obesidade e Alzheimer.

O nível de açúcar no sangue se altera a partir do consumo, não apenas do açúcar de adição, por exemplo, o que se acrescenta em bebidas ou receitas, mas também pelo consumo de alimentos que contenham moléculas de glicose, como por exemplo, em farinhas (trigo, centeio, arroz, mandioca, batata). E essa entrada de glicose no corpo, consequentemente eleva a liberação do hormônio insulina no corpo.

Entretanto, quando a insulina se eleva em “picos”, por um consumo descontrolado de fontes de glicose, pode haver maior acúmulo de gordura corporal, principalmente na região abdominal, ou seja, maior armazenamento na região da barriga. Juntamente a uma maior sensação de vontade de comer mais doces e junk food ricos em açúcar!

Gerando assim um ciclo, no qual, há dependência em comer doces e uma vontade constante por consumir açúcar.


Referência:

ref: DOI : 10.1097/MCO.0b013e328361c8b8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *